Como surgiu a feira da sulanca em caruaru?



A Feira da Sulanca é uma feira que surgiu inicialmente na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, a 56 Km de Caruaru, a partir dos retalhos de helanca trazido da cidade de São Paulo. O local onde surgiu o primeiro movimento de vendas, hoje denominado foi exatamente na esquina entre a Rua Siqueira Campos e a Av.

Como foi criada a Feira de Caruaru?

A Feira de Caruaru é considerada uma das feiras mais importantes do Brasil e é patrimônio imaterial de Pernambuco. Localizada na cidade de Caruaru (PE), a Feira surgiu em uma fazenda localizada em um dos caminhos do gado, entre o sertão e a zona canavieira, onde pousavam vaqueiros, tropeiros e mascates.

Quem fundou a feira de Caruaru?


Em 1781, o capitão José Rodrigues da Cruz deu início à construção de uma capela dedicada a nossa senhora da Conceição, apontada como o marco inaugural da povoação do Caruru, que logo se tornaria a próspera vila que deu origem à cidade de Caruaru.

Qual é a origem da maioria dos produtos que estão a venda na Feira de Caruaru?

Feira de Caruaru: Tudo sobre a maior feira livre do Brasil

Feira do Paraguai

Como antigamente a maioria dos produtos importados para o Brasil vinha do Paraguai, esta parte da feira ganhou esse nome, mas hoje em dia acreditamos que a maioria seja da China.

Quando a feira de Caruaru surgiu?


A feira surgiu há mais de 200 anos e sua origem se confunde com a da cidade. O local era ponto de parada para vaqueiros que traziam o gado do Sertão para o Litoral e de mascates que faziam o sentido inverso.

Qual é a importância da Feira de Caruaru?

Foi em torno da feira que se construiu a cidade. O lugar cresceu em importância com a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, em 1781, o que fez da região um atrativo para os habitantes dos arredores, interessados em cumprir suas obrigações religiosas.

Como era a feira de Caruaru antigamente?


A Feira de Caruaru sempre foi um espaço de riqueza cultural. Antigamente, as bandas de pífanos se apresentavam no loca e aproveitavam a grande circulação, o vai e vem de pessoas para mostrar o trabalho. Foi assim que surgiu e se consolidou a Banda Zé do Estado, uma das mais tradicionais de caruaru.

Fonte: Google


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vantagens em fazer parte da empresa Atomy:

Atomy empresa Sul Coreana. Seja nosso cliente exclusivo. Saiba como poderá ter sua independência financeira

Apresentação Atomy